Se é inevitável passar por um caminho em que o risco de ficar preso é muito grande, uma dica preciosa é murchar os pneus um bocado para aumentar a aderência da banda de rodagem no terreno.
Para quem vai andar na areia, mantenha o carro em uma marcha mais baixa — de preferência a segunda — com alta rotação do motor e baixa velocidade, fazendo movimentos na direção para a direita e esquerda até sair do atoleiro.
E aquele que vai se arriscar em estrada com lama, a estratégia é a mesma, lembrando sempre de procurar manter uma velocidade moderada, evitando acelerar demais ou andar muito devagar. Percebendo que o veículo vai encalhar, dê uma ré e prossiga com a estratégia.
Mesmo tomando as devidas precauções, pode acontecer de o carro ficar atolado. Como já dissemos, acelerar só vai piorar a situação e dificultar muito as chances de retirar o veículo.
Desça do carro e analise com cautela. Se puder, retire o máximo de peso do veículo com passageiros e bagagens.
Em geral, a falta de pegada na tração da roda é que faz o veículo patinar e afundar mais ainda. Sendo assim, tente colocar pedaços de pau ou pedras debaixo dos pneus e retire o máximo de lama ou areia da frente da roda. Se for areia, coloque água para que ela fique menos fofa.
Se houver alguém para dar uma força, peça para empurrar o carro no momento em que tentar uma tracionada.
Com o carro atolado, o motorista vai ter uma dor de cabeça tremenda para resolver, que pode ser aliviada de forma mais tranquila se conseguir a ajuda de outro veículo. De qualquer forma, durante toda essa operação, tome cuidado para que o interior do seu carro ou o motor na sejam danificados com a lama ou água, piorando ainda mais a situação.
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