Quem é que não sonha em construir a casa dos sonhos? Só que antes de ver sua casa construída e linda, existem vários detalhes que precisam ser considerados para que seu maior sonho não vire um verdadeiro pesadelo.
O planejamento é uma etapa essencial, já que os custos, os prazos e os resultados finais dependem muito das escolhas feitas nessa fase. Ficou preocupado? Um passo a passo com boas práticas para você planejar e começar a imaginar seu futuro lar do seu jeito. Dê só uma olhada:
1) Faça seu próprio projeto!
Nessa fase ainda não estamos falando do projeto que os profissionais vão desenvolver, mas sim daquele que você espera para sua casa. Busque referências, acesse sites e aplicativos de arquitetura e decoração e reúna o máximo de informações sobre o que você imaginou para a sua casa. Quanto mais referências tiver, mais fácil ficará para o profissional da área te ajudar. Também vale anotar todas as suas dúvidas, conversar com conhecidos que estão construindo ou já construíram, além de pensar no investimento que terá disponível para a construção.
2) Na hora de contratar, não avalie apenas o preço
Sabemos bem que economizar na mão de obra é algo que todas as pessoas buscam, mas você precisa ter muito cuidado, pois o barato pode acabar saindo caro. A mão de obra desqualificada, além de não garantir a qualidade máxima que sua casa merece ter, ainda pode trazer problemas sérios que até oferecem perigos a quem vai morar no imóvel. A dica é sempre pensar em arquitetos para avaliar e criar os projetos e deixar que eles indiquem qual será a mão de obra complementar a ser contratada.
3) Meu investimento é limitado. Como fazer para que o orçamento não estoure?
Aqui vale reforçar a necessidade do projeto profissional feito da maneira mais detalhada possível. Isso garante que todas as etapas necessárias sejam previstas em cada cronograma.
Muitas pessoas também pensam que comprar o material de construção aos poucos é a melhor saída para reduzir custos, mas isso nem sempre é realidade. Ao comprar uma quantidade maior de materiais, é mais fácil negociar, por exemplo, um desconto ou uma condição diferenciada. Não se esqueça de pesquisar muito bem antes de fechar os materiais e a mão de obra, e lembrar de prever sempre as horas extras que possam ser necessárias.
4) Cuidado com a emoção, tente ser racional.
Se você pode bancar o projeto mais bonito da região, tudo bem. Mas, se sua realidade financeira não permite isso, tome muito cuidado para não se empolgar e acabar ficando com grandes dívidas. Nessa hora vale pensar racionalmente e escolher o que de fato cabe no seu orçamento. Em diversas situações é tranquilamente possível construir uma casa incrível com materiais econômicos. Basta pesquisar muito e sempre pensar no tamanho real do seu bolso.
Aqui entra novamente a necessidade de planejar com o máximo de antecedência, já que existem dois grandes fatores que podem gerar imprevistos em uma obra bem feita: o tempo e o dinheiro. Mas quando você faz um bom planejamento antecipado, evita que possíveis gastos extras e um tempo maior de duração da obra, por exemplo, fujam do seu controle.